Filmes Premiados
Festejamos o vídeo-dança, o documentário e animação, com a entrega de prémios da 17ª Edição do Festival InShadow. Das cerca de 350 candidaturas nas diferentes áreas, foram seleccionados 100 filmes para as competições internacionais. Os júris do InShadow – Oficial, Documentário, Escolas, Público e Animação tiveram a responsabilidade de premiar 10 filmes nas várias categorias, tendo igualmente atribuido duas menções honrosas.


HAMMER | Zacharie Ellia (FR)
Um videoclipe autoproduzido em 16 mm, no cruzamento entre o punk e a dança contemporânea. Com a realização de Zacharie Ellia e a coreografia de Keren Lurie Pardes (Sharon Eyal Dance), este vídeo conta com a participação de excelentes artistas d’O Ballet da Ópera de Paris e outros. A câmara afasta-se do palco para tornar o fosso o centro do espectáculo.


Bull's Heart | Eva Stefani (GR)
Por que fazemos o que fazemos? O retrato multidimensional do célebre criador grego, Dimitris Papaioannou, ao longo da preparação do seu trabalho no período da pandemia.


Tumbleweed Tango | Samuel Stephens, Chris Mauch (EUA)
Um cão de balão está perdido num mundo perigoso. Um passo em falso e os seus dias a dançar acabam. Só o amor e o tango podem salvá-lo.

The Joy and Sorrow of Time | Sara Jordan (DK)
O futuro é uma delicada dança de possibilidades, onde cada escolha e cada momento moldam o caminho a seguir.


I Froze | Anouk Suntjens (NL)
Devido a um evento traumático, a bailarina Gianine Strang passou a sofrer de tonturas extremas durante meses. Perdeu lentamente a confiança no seu corpo, chegando a um ponto em que ficou incapaz de dançar por mais de um ano. Como ela recuperou a confiança no seu corpo?


Spoken Movement Family Honour | Daniel Gurton (UK)
Numa família britânico-ganesa unida pela tradição e pela religião, uma jovem vive sob o controlo opressivo do pai abusivo. À mesa de jantar, discussões intensas revelam a profunda divisão entre eles, à medida que enfrentam as cicatrizes da história que partilham.



What Remains | Michiel Venmans, Jonathan Van Hemelrijck, Zoë Demoustier (BE)
Um homem tenta fugir das memórias da sua cabeça, que lentamente começam a moldar a sua amarga realidade.


BACH [2] | Filipe Faria (PT)
Um ensaio visual e sonoro, um diálogo entre a música de Bach e novas partículas sonoras, criadas e recriadas por Filipe Faria e Sérgio Peixoto para Sete Lágrimas, tecido entre a imagem, o movimento e a paisagem... uma colagem de camadas de substâncias lineares... líquidas e sólidas... um exercício...

A Dying Tree | Vincent René-Lortie (CA)
Quando o dia está a acabar para um trabalhador de escritório de 45 anos, ele encontra o misterioso olhar de um chimpanzé, iniciando uma troca silenciosa que o motiva a tomar uma decisão irreversível.


Ode to Age | Kati Kallio (FI)
O filme retrata como o corpo envelhecido é selvagem, livre e belo, e como é inútil o medo das rugas e das dobras da pele. Um filme de dança sobre mulheres idosas que estão fartas da monotonia da vida. Juntas, elas tiram as suas roupas do dia a dia e, com alegria e indisciplina, lançam-se no verão finlandês.



Kineflow | Maiara Barbosa (PT)
O filme explora a dança para além do corpo, propondo um diálogo coreográfico entre gesto, imagem e montagem. A câmara torna-se elemento activo, criando um fluxo visual de ritmos e repetições que expande a coreografia para o enquadramento, a edição e o tempo, convidando o público a uma experiência sensorial e imersiva.


Going on Strike | Chélaine Beaudin-Quintin (CA)
Um filme que celebra a solidariedade no protesto e a força de um grupo em revolta.