top of page
Filmes Premiados

 

Festejamos o vídeo-dança, o documentário e animação, com a entrega de prémios da 14ª Edição do Festival InShadow. Das cerca de 500 candidaturas nas diferentes áreas, foram seleccionados 86 filmes para as competições internacionais. Os júris do InShadow – Documentário, Oficial, Escolas, Público, Emergente e Animação tiveram a responsabilidade de premiar 10 filmes nas várias categorias.

Fresh oranges into the ocean
InShadow 2021_Louros Premios_Videodance Jorge Salavisa_B.png

Fresh oranges into the ocean | Silvia Giordano, Nuanda Sheridan (IT)

Enquanto se fundem e interlaçam com a natureza, três jovens raparigas criam uma narrativa metafórica e visionária da sua presente condição e as projeções para o futuro.

Photo 2 WhyWeFight_still2_Samir_thinking_cCassette_for_timescapes.jpg
InShadow 2021_Louros Premios_Documentary_B.png

Why We Fight? | Alain Platel, Mirjam Devriendt (BE)

Quando estamos sem palavras, o corpo toma controlo. Como se lida com o medo, a frustração e a desilusão no mundo de hoje, onde nos sentimos menosprezados ou incompreendidos?

The Statue
InShadow 2021_Louros Premios_Animated_B.png

The Statue | Mohsen Salehi Fard (IL)

O escultor debate-se bastante, todos os dias, para criar uma nova escultura. E a escultura que perde a sua liberdade quando toma forma.  

Reminiscences
InShadow 2021_Louros Premios_International Videodance_B.png

Réminiscences | Virginie Brunelle (CA)

Três estórias que se sobrepõem para contar uma memória; o que resta é o sentimento de nostalgia da sua união. As coreografias sublinham as fissuras que a experiência humana gera e que se instalam em nós como tantos vestígios emocionais.  

Container.png
InShadow 2021_Louros Premios_Choreography_B.png

Container | Rebecca Aneloski (EUA)

Começou como um esforço para continuar a criar arte quando as actuações ao vivo não eram possíveis, unindo artistas de outro modo isolados para trabalharem juntos durante uma pandemia global.

Battle of Fishes
InShadow 2021_Louros Premios_Cinematography_B.png

Battle Of Fishes | Ioanna Paraskevopoulou (GR)

Seis corpos femininos suspensos no espaço. Eles conhecem-se e tocam-se, dançando levemente. O stop motion cria uma ilusão da oscilação dos corpos no ar, numa tentativa de capturar o desvio e a resistência à gravidade.

Cartografia
InShadow 2021_Louros Premios_EVC_National Director_B.png

Cartografia em três Movimentos | 

Mário Jerónimo Negrão (PT)

 

Esta peça caracteriza as emoções, vivências ao longo do tempo entre o passado e o presente, pelos locais históricos da cidade e os pontos de encontro, onde se revisitam as memórias da cidade.

On Mending
InShadow 2021_Louros Premios_Videodance_B.png

On Mending | Shawn Fitzgerald Ahern,

Emilie Louise Leriche (IT)

Uma reflexão sobre a beleza e a inevitabilidade da impermanência, uma curta-metragem que acompanha a tentativa de uma comunidade processar uma perda avassaladora.

Flower in a Shell.jpg
InShadow 2021_Louros Premios_International Director_B.png

Flower in a Shell | Floriane De Gracia,

Alexis Braun (FR)

Não haverá animal mais estranho que a mulher, uma criatura cuja delicada natureza evoca a de uma flor. Tenhamos um olhar mais perto de como desabrocha: aqui vemos uma mulher na sua concha.

PARALAXE_DeniseWal_1.png
InShadow 2021_Louros Premios_National Director_B.png

Paralaxe | Pedro Tiago (PT)

Uma coreografia multidisciplinar que desafia a gravidade enquanto se envolve numa união perfeita com uma melodia que marca um ritmo crescente e uma emotividade contagiante.

bottom of page