Sobre
InShadow
Lisbon Screendance Festival
InShadow - Lisbon ScreenDance Festival é uma iniciativa inovadora da Vo'Arte e uma referência no território da criação contemporânea transdisciplinar, destacando a convergência entre a imagem e o corpo e processos de criação artística fundados na tecnologia.
InShadow explora atmosferas interdisciplinares pela reflexão sobre soluções estéticas e técnicas de representação do corpo no ecrã, no palco e noutros espaços de actuação. Géneros e linguagens cruzam-se em vídeos, espectáculos e performances, instalações e exposições.
A programação integra uma competição de vídeo-dança, de documentário e de animação, performances, uma secção destinada ao público infanto-juvenil, LittleShadow, uma forte componente de formação com workshops e masterclasses destinados aos vários públicos, bem como instalações e exposições que expandem o Festival pela cidade.
InShadow promove a criação contemporânea e imprime novos cruzamentos e olhares na cidade de Lisboa em diálogo com o Mundo. Reflecte sobre a vitalidade de um diálogo aberto pelo encontro da experiência de artistas consagrados com as visões de criadores emergentes.
InShadow, o corpo imagina-se na sombra.
PEDRO SENA NUNES (direção artística & realizador)
Terminou o Curso de Cinema em 1992 na Escola Superior de Teatro e Cinema. Foi co-fundador da Companhia Teatro Meridional, Apordoc – pelo documentário e Avanti.pt. Na ETIC, para além de professor e coordenador de projectos, assumiu a coordenação pedagógica e criativa, desenhando cursos e projectos pedagógicos e artísticos numa dimensão autoral. É membro da Associação Portuguesa de Realizadores, professor e co-director artístico da Vo’Arte onde co-dirige o Festival InShadow, o Festival InArt e ainda a CiM - Companhia de Dança. Conta com vários prémios e distinções nas áreas de fotografia, vídeo e cinema.
ANA RITA BARATA (direção artística & coreógrafa)
Estudou no Conservatório de Dança de Lisboa e no European Dance Development Centre em Arnhem, Holanda. É fundadora, coreógrafa, professora e co-directora artística da Vo’Arte desde 1998. É co-fundadora e directora artística da CIM – Companhia de Dança desde 2007. Co-dirige o Festival InShadow, o Festival InArt. Desenvolve vários projectos transdisciplinares junto de diversas comunidades. Frequenta o mestrado de Comunicação Acessível do Instituto Politécnico de Leiria.
Equipa
Direcção Artística
Ana Rita Barata, Pedro Sena Nunes
Apoio Curatorial
João Dias
Direcção de Produção
Inês Baptista
Produção
Beatriz Ribeiro
Comunicação
Fábio Lopes, Laura Gonçalves
Design de Comunicação
Inês Chaubert
Tradução e Revisão
Patrícia Martins
Materiais Promocionais e Gestão
de Cópias
João Dias
Apoio Técnico
Roque Barata
Agradecimentos
Ana Caria, Marina Ramos, Fábio Cunha, Letícia Gonçalves, Guilhermina Jorge (FLUL)
Parceiros
Produção Vo'Arte _ Estrutura Financiada por República Portuguesa | Cultura, DgArtes _ Alto Patrocínio Presidência da República _ Patrocinador Oficial Conserveira de Lisboa _ Apoio Prémio Opart | Estúdios Victor Córdon, ETIC - Escola de Técnologias, Inovação e Criação, Conserveira de Lisboa, Associação Amigos da Cerca _ Parceiros Programação FNAC, CiM - Companhia de Dança, Movimiento en Foco, Mov'in Cannes, Shortcutz _ Parceiros Divulgação Antena 1, RTP 2 , Antena 2, Antena 3, FNAC, Canal Q, Canal 180 _ Espaços Parceiros FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Teatro do Bairro, Museu da Marioneta, Espaço Santa Catarina, Espaço Cultural das Mercês, NOTE - Galeria de Arquitetura, Cinemateca Portuguesa, Biblioteca de Alcântara, SAFRA, Instituto Cervantes, ETIC, Cossul _ Escolas Parceiras ETIC - Escola de Técnologias, Inovação e Criação, FMH - Faculdade Motricidade Humana, FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, ESD - Escola Superior de Dança, FLUL - Faculdade de Letras na Universidade de Lisboa, António Arroio, ESEL - Escola Superior de Educação de Lisboa _ Parceiros Institucionais Câmara Municipal de Lisboa, EPAL, Studiotrade, REDIV, Junta Freguesia Mesericórdia, FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, Adega de Palmela, Embaixada da Polónia, Dance Filmmaking