RIDÍCULAS CARTAS
João Telmo / Inpugna (PT)

Performance
5 e 6 Dezembro | 21h
7 Dezembro | 19h
Fernando Pessoa conheceu Ophélia Queiroz – a sua vespa, vespíssima – no escritório Félix, Valladas & Freitas em Lisboa, onde trabalhava como correspondente comercial, quando a jovem de 19 anos ingressou como a menina que escrevia “em todos os teclados”. O escritor desenvolveu, prontamente, um amor platónico pela garota “baixinha, bonitinha e sobretudo muito viva”. O namoro foi entabulado durante um corte de eletricidade na repartição, quando Pessoa enviou um bilhete a Ophélia, perante a circunstância inusitada de breu, pedindo-lhe que permanecesse no edifício. Assim que esbarrou com a moça, invocou Hamlet e proferiu: “Oh, querida Ofélia!”. E, assim, se originou o prefácio amoroso entre Pessoa & Cia. Heterónima e o seu Bebé, Bebézinho, desenovelando-se numa carreira bifásica: entre março e novembro de 1920, seguido de um hiato de 9 anos, e entre setembro de 1929 e janeiro de 1930. No final da primeira temporada do consórcio apaixonado, Pessoa escreve uma carta a Ophélia a 29 de novembro de 1920, terminando o ziguezagueante affair. E é nessa carta que já nos é permitido apurar a esfera do homem intoxicado pelo álcool e assombrado pela conclusão da sua obra literária sinuosa e inextricável.
RIDÍCULAS CARTAS emerge, assim, a partir de uma triagem minuciosa das cartas — escolhidas entre o vasto catálogo de epístolas enfatuadas entre Fernando Pessoa e Ophélia Queiroz — para instaurar um laboratório de ficções.
LOCAL
Teatro Ibérico - Rua de Xabregas 54, 1900-440 Lisboa
O Teatro Ibérico tem uma política de bilhética que não permite a quem use a bilheteira do site Ticketline comprar bilhetes com descontos.
Para usufruir dos descontos, as pessoas têm que contactar diretamente o Teatro Ibérico ou por email, ou por telefone:
• email: bilheteira@teatroiberico.org
• Tel: 927 510 092 | 218 682 531
Descontos disponíveis: Estudantes | Profissionais do Espetáculo | + 65 anos, reformados e desempregados | pessoas com diversidade funcional (+ oferta do bilhete do acompanhante) | residentes da JF Beato | Grupos de +5 pax | Parceiros do TI
Concepção, Dramaturgia e Encenação João Telmo
Texto a partir das Cartas de Fernando Pessoa a Ophélia Queiroz
Interpretação Carolina Garção, Diana Vicente, Elisabete Gradiz, Francisco Taveira Pinto, Nelson Dias, Patrícia Marques e Pedro Jesus
Música Original e Sonoplastia Carlos Morgado
Assistência de Encenação André Barroca Sobral
Desenho de Luz António Sofia
Figurinos João Telmo
Cenografia Nádia Gama
Produção Executiva Maria Fróis e Maria Proiete
Vídeo ao Vivo Guilherme Joaquim
Comunicação e Marketing Francisco Taveira Pinto e Maria Fróis
Design de Cartaz Marta Bettencourt
ilustração AVGVSTVS
Fotografia João Pitarma
Edição de Vídeo Elisabete Gradiz
Produção Inpugna
Apoios Besta de Estilo, Casa dos Direitos Sociais, Cenarte, Festival InShadow, Teatro Ibérico