top of page

KALAM-MACHINE   Diaa Lagan

Dream Machine.jpg

20 Novembro a 15 Dezembro

NOTE - Galeria de Arquitetura

4ª feira a sábado | 15h às 20h

"Shadow Machine" (Espaço Santa Catarina), "Kalam-Machine" e "Dream-o-trope" (NOTE - Galeria de Arquitetura), são três de cinco artefactos do mesmo projeto de investigação artística de base - Expanded Memories: Experiências Artísticas em Animação Híbrida Analógico-Digital. " Expanded Memories" é um projeto filmeu_RIT, https://www.filmeu.eu/filmeu-rit/about-rit desenvolvido no âmbito da FilmEU European Universities Alliance for Film and Media Arts https://www.filmeu.eu.

São trabalhos que, apesar da autoria na ficha técnica, são o resultado de um processo coletivo com colaboradores de diferentes países e origens.

A Kalam-Machine aborda o conceito de memória. Trata-se de uma obra de arte híbrida que funde práticas clássicas ou tradicionais (escultura, cerâmica, caligrafia) com formas de media digitais (impressão 3D, RV). O projeto passou por quatro fases de desenvolvimento, tendo Diaa Lagan como artista principal, com a ajuda e o contributo de John Buckley. Em primeiro lugar, trabalhámos com provavelmente um dos mais antigos dispositivos de proto-animação do mundo: uma tigela de cerâmica encontrada na cidade de Sookhteh, no Irão. A ornamentação desta tigela representa uma cabra selvagem a saltar para comer as folhas de uma árvore, numa série de imagens que representam o movimento do animal em cinco fases, de uma forma que faz lembrar os zootropos.

Local:

NOTE - Galeria de Arquitetura - Tv. da Cara 32 | 1200-088 Lisboa

logosLusofona-02.png

Diaa Lagan é uma artista multidisciplinar baseada em Dublin e candidata a doutoramento na Universidade Lusófona.

Guido Devadder é artista e investigador de doutoramento na Escola de Artes LUCA, em Bruxelas, onde lecciona no Departamento de Artes Audiovisuais.

Steven Malliet é professor e investigador na LUCA School of Arts e membro do conselho académico do programa de mestrado em animação Re:Anima Erasmus Mundus. 

Fuad Halwani é um guionista libanês, produtor de media e investigador de doutoramento publicado na Universidade Lusófona. A sua investigação centra-se nas Narrativas Sombrias na arte dos media. 

Gert Wastyn é doutorando na Escola de Artes LUCA e artista multimédia, ensinando e investigando o campo da Realidade Estendida na animação expandida.

João Trindade é músico e professor. É doutorado em Estudos de Comunicação e tem os "sons esquecidos" como base da sua investigação e produção sonora. 

John Buckley é artista digital, designer, investigador e educador, lecionando Modelação 3D, VFX e VR no Instituto de Arte, Design e Tecnologia.

José Carlos Neves é investigador e professor nas áreas de Media Arts, Interação e Design na Universidade Lusófona. É doutorado em Estudos de Comunicação (Artes Interactivas).

José Gomes Pinto é doutorado em Filosofia: Estética e Teoria da Arte e lecciona na Escola de Artes, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona.

  

Judith Pernin é investigadora de pós-doutoramento no Instituto de Arte, Design e Tecnologia e coordenadora de Memórias Expandidas.

Veronika Romhàny é artista e candidata a doutoramento na LUCA School of Arts e investiga práticas artísticas digitais colaborativas.

Thanut Rujitanont é um artista de animação com um mestrado conjunto do programa Re:Anima Erasmus Mundus. Usa a animação para explorar o cruzamento de várias formas de arte e abordagens científicas.

bottom of page