LUZ, CÂMARA, DANÇA!
- inshadowfestivalpr
- há 5 horas
- 1 min de leitura
Uma luz, um festival, uma única sombra.
Transformamos a dança e o cinema num movimento de diversas sombras.
O Festival InShadow reinventa a sua própria sombra e ultrapassa os limites do cinema e da dança, cruzando-se com outras artes.
Procuramos que cada edição nos ajude a clarificar as linhas de programação que desejamos seguir, entre artistas, lugares e culturas. Apresentamos estreias mundiais e nacionais e contamos com dois novos parceiros estratégicos: o IMZ International Music + Media Centre que nos permitiu ampliar os prémios e integrar jurados internacionais, bem como colocar os filmes em novas plataformas; e a RTP, que passará a acolher o filme premiado pelo público, apresentado no Dia Mundial da Dança.
O Festival InShadow procura criar um futuro mais inovador, cujo denominador comum é a prática artística associada ao pensamento. Entre elementos que entrelaçam corpos e sombras, com dinâmicas sociais e temas como a natureza, a migração, os rituais, a escuta e o gesto do olhar, este é um trabalho de conjugação de propostas com um idioma próprio. Uma relação luz-sombra onde os artistas são uma força colectiva em que o público prolonga a sombra numa presença luminosa.
"Quando o corpo se movimenta, as figuras que desenha, definem um espaço.", (Paula Massano). Trazemos dias de criatividade e talento emergente, com workshops, conversas e encontros numa língua comum, a do cinema e da dança, em dupla tradução.
Esta edição é um alerta para o estado do mundo, entre a resistência e a poesia. Celebramos a imaginação e o engenho que permitem ouvir o gesto do som e da imagem.



