top of page

InShadow na Cinemateca

  • inshadowfestivalpr
  • 3 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de jan.

Dando continuidade à colaboração com a Cinemateca Portuguesa, estaremos presentes entre os dias 5 e  13 de Dezembro para o ciclo "A Cinemateca com o InShadow – Lisbon Screendance Festival”, que, ao longo de quatro sessões, explora a relação entre o cinema e a dança.

 

Levamos três filmes às salas da Cinemateca Portuguesa: A Febre de Sábado à Noite (1977), Mary Poppins (1964) e A Dança é Isto! (1985).

 

"O InShadow é um festival para quem procura novas formas de pensar a dança e o cinema. Portanto, esta colaboração com a Cinemateca é certamente um dos destaques desta edição", diz Pedro Sena Nunes, Co-Director Artístico do Festival.



 


Conheça os filmes deste ciclo de cinema:


5 de Dezembro | 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro

13 de Dezembro | 16h30 | Sala Luís de Pina

A Febre de Sábado à Noite! (1977), de John Badham (EUA) - 118 min.

​​​​​

O filme do fenómeno “Travolta” no reino do disco sound dos anos 70 americanos. Um ano depois, num livro sobre o actor lia-se: “Is there anyone in the entire United States of America who isn’t crazy about John Travolta? It seems a sure bet that the simple answer is no”. Entre referências a

James Dean (em REBEL WITHOUT A CAUSE) e a Elvis, SATURDAY NIGHT FEVER tem Travolta em versão frenética, os Bee Gees e a excitação de noites febris. A exibir em digital.


A versão exibida do filme será com director's cut.




6 de Dezembro | 15h | Sala M. Félix Ribeiro

Mary Poppins (1964), de Robert Stevenson (EUA) - 140 min.

Mary Poppins adapta uma série de contos populares da escritora britânica Pamela Lyndon Travers sobre uma ama peculiar que cuida de crianças em Londres, no começo do século XX. Poppins aparece à porta de famílias com crianças mimadas, birrentas e caprichosas e destaca-se por chegar vinda dos céus de guarda-chuva e por outros pequenos truques. Poppins “aterra” em casa da família Banks para alterar profundamente a sua vida conservadora...Produzida pela Disney, Mary Poppins ganhou, entre vários outros prémios, um Óscar pelos efeitos especiais, com técnicas que permitem filmar ações reais sobre fundos animados. A sessão integra igualmente a rubrica “Sábados em Família”.​​​




6 de Dezembro | 19h30 | Sala Luís de Pina

A Dança é Isto! (1985), de Jack Haley, Jr. (EUA) - 105 min.

Dividido em cinco núcleos, cada um com o seu apresentador (os acima nomeados – with a bow) e “dedicado a todos os bailarinos... especialmente aqueles que dedicaram as suas vidas ao desenvolvimento da sua arte muito antes de existir uma câmara de filmar”, como se lê no cartão inicial, o filme de Jack Haley Jr. (filho do “Homem de Lata” d’O FEITICEIRO DE OZ) propõe uma história da dança retratada pelo cinema, do final dos anos 20 até aos anos 80 do século passado, em particular através dos musicals (género de eleição da M-G-M, que o produziu). Primeira apresentação na Cinemateca, a exibir em 35 mm.


 

Esteja presente nas sessões do seu interesse e venha reflectir acerca desta relação entre o cinema e a dança!


Mais informações sobre este ciclo no nosso site e no site da Cinemateca Portuguesa.

 
 
bottom of page