top of page

O Festival de Vídeo-Dança que faz mover Lisboa

16ª edição do InShadow - Lisbon Screendance Festival está prestes a começar.  De 7 de Novembro a 15 de Dezembro, o único festival de vídeo-dança da capital promete fazer mover a cidade com uma programação repleta de inovação artística.

 

A programação do InShadow foi apresentada na passada quarta-feira, dia 30 de Outubro, na FNAC Chiado, num evento que contou com a presença de Ana Rita Barata e Pedro Sena Nunes, Directores Artísticos da iniciativa, artistas e convidados especiais.

 

O Festival inicia-se com o LittleShadow, secção destinada ao público infanto-juvenil. Entre os dias 7 e 16 de Novembro, os mais novos poderão desfrutar de um conjunto de experiências criativas e espectáculos que promovem a reflexão crítica sobre temas como a consciência do corpo, a interpretação de imagens em movimento e o papel da arte na construção de noções estéticas. Fazem parte deste segmento da programação o Laboratório de Actividades Criativas (LAC), que oferece três actividades artísticas interactivas, e a Competição Internacional de Animação, ambos realizados a 12 e 13 de Novembro, no Museu da Marioneta.

 A programação de espectáculos do LitteShadow inclui:

Viajantes do Espaço, Baal (Museu da Marioneta)

9 e 10 de Novembro | 16h

Espectáculo de dança que acompanha a história

inesquecível de dois amigos vindos do espaço.

Bilhetes disponíveis aqui


Uma Outra Forma, CiM – Companhia de Dança (Biblioteca de Alcântara – José Dias Coelho) 16 de Novembro |11h

Espectáculo de dança que narra a aventura de duas amigas que, em conjunto, descobrem as possibilidades infinitas do Braille.

Reserva / Comprar de Bilhetes para o email: inshadowfestival@gmail.com

 

Este ano, o InShadow ocupa a Casa do Comum. Juntando-se, pela primeira vez, aos espaços de programação, este é o local escolhido para dinamizar a Competição Internacional de Documentário, uma das iniciativas centrais do Festival. Realizada entre os dias 16 e 24 de Novembro, a Competição reúne um total de 18 filmes, provenientes de 10 países, e pinta um retrato do panorama actual do documentário relacionado com a dança.


O epicentro do Festival vê-se completo com a realização da Competição Internacional de Vídeo-Dança, que, de 26 a 29 de Novembro, volta ao Teatro do Bairro com um total de 71 filmes provenientes de 32 países, exibidos ao longo de sete sessões.

 

Após a realização das Competições, ocorre a Entrega de Prémios. Realizada a 30 de Novembro, também no Teatro do Bairro, este momento da programação visa celebrar os melhores momentos da edição e conta com um vasto conjunto de jurados especializados nas áreas que estruturam o Festival e estudantes com diversos percursos formativos.

 

A participação nas actividades dinamizadas no Teatro do Bairro está sujeita à compra prévia de bilhetes, que pode ser realizada através do seguinte link.

 

O InShadow estende-se à Biblioteca de Alcântara – José Dias Coelho, Cinemateca Portuguesa, Coruchéus – Um Teatro em Cada Bairro, Espaço Cultural Mercês, Espaço Santa Catarina, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e o hub multidisciplinar Safra, onde os visitantes podem travar contacto com exposições fotográficas, instalações artísticas e performances concebidas por vários artistas nacionais e internacionais.

 

“Este ano, os temas são bastante aliciantes e condizem com o que vivemos pelo mundo. É, de facto, uma selecção extraordinária de propostas artísticas. Há nelas contida toda uma narrativa que vai ser descoberta pelo público ao longo das próximas semanas. Nada pode ser perdido”, salienta Pedro Sena Nunes, Co-Director Artístico do Festival.


Destacamos SOPRO, uma criação da CiM – Companhia de Dança desenvolvida no âmbito do projecto europeu No One Forgotten. Performance que transcende o tempo e o espaço, SOPRO é uma analogia sobre perder a ligação de uma viagem e a busca por relações humanas autênticas, explorando o equilíbrio delicado entre voos e conexões na vida.

Após a estreia no Nevronas Festival, em Atenas, a 9 e 10 de Novembro, a criação ganha vida em Lisboa, trazendo performances disruptivas às estações de comboios do Cais do Sodré (14 de Novembro) e Santa Apolónia (15 de Novembro).

SOPRO por João Pedro Rodrigues

“A performance é lugar do corpo e acompanh a-nos desde o início. Nesta edição, são várias as abordagens em que a tecnologia está presente, abraçando a transdisciplinaridade que caracteriza o Festival”, acrescenta Ana Rita Barata, Co-Directora Artística do InShadow.


Faz igualmente parte da programação The Heroine's Journey, uma Instalação performativa de Anouk Froidevaux. A acontecer na Biblioteca de Alcântara – José Dias Coelho, a criação da artista suíço-canadense aborda a relação entre movimento, voz, corpo e a paisagem natural. Através de uma investigação ao universo mítico da psique feminina, o corpo é explorado como um ponto de encontro de identidade e pertença. A instalação pode ser visitada a 15 e a 16 de Novembro.

Bilhetes disponíveis a partir do seguinte link. 

 

The Heroine's Journey de Anouk Froidevaux

Criado em 2009, InShadow - Lisbon Screendance Festival é um projecto pioneiro da Vo'Arte e constitui-se como uma referência no território da criação contemporânea transdisciplinar. Com o objectivo de promover sinergias e celebrar a criatividade e a diversidade da criação contemporânea, dá palco à convergência entre a imagem, o corpo e processos de criação artística alavancados na tecnologia.

 

Consulte toda a programação da 16ª edição no nosso site e descubra o que de melhor se faz no panorama artístico nacional e internacional.

 

InShadow, o corpo imagina-se na sombra.

bottom of page