top of page

Celebrar o namoro entre o Cinema e Dança

O final da 16ª edição InShadow - Lisbon Screendance Festival está a aproximar-se. Desde 7 de Novembro, o Festival tem desempenhado a missão de fazer mover Lisboa e levar o vídeo-dança aos espaços culturais da cidade. Preparamo-nos agora para encerrar os nossos últimos espaços de programação.

 

Casa do Comum, Teatro do Bairro, Museu da Marioneta e Cinemateca Portuguesa são exemplos de alguns dos 14 polos culturais que o InShadow habitou ao longo do último mês, tendo neles dinamizado um total de seis espectáculos, seis sessões especiais de vídeo-dança, oito exposições fotográficas, duas masterclasses e nove workshops dirigidos por artistas convidados. Foram ainda apresentadas seis instalações artísticas, entre as quais três colecções de vídeo-dança exibidas em loop (que somaram um total de 43 filmes).

 

O destaque vai, porém, para a realização das nossas Competições Internacionais. Das mais de 400 candidaturas recebidas nas diferentes categorias em competição, foram 100 os filmes escolhidos para figurar estes que são os momentos epicentrais da nossa programação, e 33 os países que estiveram representados ao longo das 15 sessões dinamizadas.

 

Nos dias 12 e 13 de Novembro, no âmbito da secção de programação LittleShadow, o nosso público mais jovem foi o júri da Competição Internacional de Animação. Dinamizada no Museu da Marioneta, esta iniciativa visou promover a reflexão crítica dos mais novos em torno de temas como a consciência do corpo, a interpretação de imagens em movimento e o papel da arte na construção de noções estéticas.


Entre os 11 filmes exibidos, foi Battle for Swan Lake que conquistou o coração das crianças, tendo arrecadado o prémio de Melhor Animação. Criado pela cineasta e animadora americana Joan C. Gratz, conhecida pela sua curta-metragem de animação vencedora de um Óscar, Mona Lisa Descending a Staircase, este filme de animação é uma reinterpretação divertida do clássico Lago dos Cisnes.


Battle for Swan Lake, de Joan C. Gratz

Entre 16 e 24 de Novembro, levámos o Documentário à Casa do Comum, que, pela primeira vez, se juntou aos espaços de programação do InShadow. Reunindo um total de 18 filmes, provenientes de 10 países, a nossa Competição Internacional de Documentário ilustrou o panorama actual do documentário relacionado com a dança.

 

In the Same Boat, das realizadoras finlandesas Mervi Junkkonen e Mia Malviniemi, foi o filme que o nosso Júri Documentário elegeu como o Melhor Documentário da edição. Contrapondo os limites do corpo e as capacidades infinitas da mente, este filme dá vida à memória através da dança e do movimento.


In the Same Boat, de Mervi Junkkonen e Mia Malviniemi

Ao Documentário seguiu-se o Vídeo-Dança. De 26 a 29 de Novembro, a Competição Internacional de Vídeo-Dança regressou ao Teatro do Bairro com um total de 71 filmes provenientes de 32 países, que colocaram em destaque o namoro entre o corpo e a imagem, maravilhando com sua a qualidade técnica, estética e narrativa.

 

O grande vencedor da Competição foi Olhares – um filme da jovem artista luso-francesa Alexia Fernandes. Esta sua exploração cénica das limitações da conformidade, das dinâmicas da identidade e das normas sociais granjeou-lhe os prémios de Melhor Vídeo-Dança - Prémio Jorge Salavisa e Melhor Realizador Nacional - Prémio Território, Estúdios Victor Córdon. Conheça os restantes premiados das Competições Internacionais.


Olhares, de Alexia Fernandes

O Festival ainda está a decorrer. Até 19 de Dezembro, estaremos na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Na Galeria da Faculdade, contamos com Discernible Beauty, uma exposição da autoria do artista convidado Sam Asaert que se explora a tensão entre as artes performativas ocidentais, a cultura visual capitalista e o papel do corpo feminino. Já na Cisterna, disponibilizamos uma colecção de vídeo-dança exibida em loop.

 

Nos vários momentos desta edição, contámos com a presença de realizadores, coreógrafos e outros artistas nacionais e internacionais, mantendo vivas as sinergias criativas que nos têm movido ao longo dos anos.

  

Open Call da 17ª edição já disponível.

bottom of page