top of page

Balanço da 15ª Edição



O InShadow – Lisbon Screendance Festival celebrou em 2023 a sua 15ª edição, entre os dias 9 Novembro e 15 Dezembro, apresentou exemplos da produção artística na área do cinema e da dança internacional na cidade de Lisboa, que contou com a competição internacional de vídeo-dança, documentário e animação, performances, sessões especiais, LittleShadow, instalações, exposições, workshops e masterclasses.


Uma edição comemorativa que decorreu em 14 espaços de Lisboa com 39 eventos, 5 performances, 79 filmes em competição, 5 performances, 5 instalações com 53 vídeo-danças, 11 exposições de fotografia, 4 instalações interactivas, 4 workshops, 2 masterclasses, 4 sessões especiais com filmes históricos, 32 países representados, a participação de mais 200 artistas e com mais de 4500 pessoas a visitar o InShadow. Tendo exibido 18 filmes em estreia mundial, 22 em estreia europeia e 59 em estreia nacional. Pela primeira vez na história do InShadow, Portugal foi o segundo país com mais candidaturas apresentadas para a edição de 2023, com um total de 28 filmes, provando o crescente investimento e interesse na área da vídeo-dança e um legado que queremos manter.


Na FNAC Chiado, a apresentação da programação e inauguração da exposição colectiva A Dança da Sombra, propôs um olhar sobre os 15 anos de existência, produção e emancipação do Festival, ao longo dos anos. A cerimónia de entrega de prémios da 15ª edição atribuiu, a 2 de Dezembro, 11 prémios em 10 categorias, com destaque para o Prémio de Melhor Vídeo-dança - Jorge Salavisa, atribuído pelo Júri Oficial que este ano foi atribuído a You Are Enough, da realizadora francesa Lisa Magnan.


O InShadow contou com a presença da coreógrafa Iwona Pasińska, como artista convidada, apresentando a estreia mundial do seu filme Historiae Vivae e a Retrospectiva do seu trabalho, com o suporte da Embaixada da Polónia. Fizeram igualmente parte desta edição os projectos de: Rita Vilhena, Ghost Dance, Inestética, Renata Espinheira Gomes, CiM - Companhia de Dança, Joaquim Leal, Alex Pachón, Maddalena Ugolini, entre outros.


Com os espaços parceiros do festival, a Biblioteca de Alcântara, FNAC Chiado, Espaço Cultural das Mercês, Espaço Santa Catarina, Cinemateca Portuguesa, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, NOTE – Galeria de Arquitectura, Museu da Marioneta, SAFRA, Instituto Cervantes, Caixa Económica Operária, Universidade Autónoma de Lisboa, ETIC e Teatro do Bairro, – o InShadow apresentou, mais uma vez, uma programação diversificada e plural, em Lisboa.


Este ano, o InShadow fez parte do MOV’IN Cannes, novo festival que convidou um número exclusivo de festivais de todo o mundo e que contou com a presença dos Directores Artísticos. O InShadow é co-fundador da REDIV – Rede Iberoamericana de Video-Dança e do Studiotrade, mantém o enquadramento internacional ao receber, mais uma vez, a distinta certificação europeia do EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe, 2022-2023.


A OPEN CALL para a 16ª Edição do InShadow – Lisbon Screendance Festival, para as áreas do vídeo-dança, documentário, animação e fotografia estão abertas, através da plataforma FilmFreeway.

Comments


bottom of page