Júri Documentário

José Fabião.jpg

JOSÉ FABIÃO

Nascido em Lisboa no século passado, estudou Medicina mas foi na fotografia que encontrou o seu percurso. Foi fotógrafo de arte na Secretaria de Estado da Cultura de 1977 até 1991.

Nos anos 80 foi cofundador dos grupos de performance multimédia Diapositivos e Neon.

Em 1991 foi convidado para coordenar os cursos de Fotografia na ETIC e posteriormente na EPI, onde ainda leciona. Desde 2019 é coordenador e professor nos cursos de Fotografia da ETIC Algarve. Já não acredita que a fotografia possa salvar alguma coisa, mas ainda acredita em algumas pessoas.

Francisca Miguéis 1 - bw.jpg

FRANCISCA MIGUÉIS

Nascida em 2001, em Lisboa.

Iniciou o ensino secundário na Escola Artística António Arroio, em 2018, na especialização de Cinema e Vídeo, no curso de Comunicação Audiovisual, tendo-o terminado em 2021. Foi neste período que cultivou a paixão de registar o que a rodeia e, principalmente, de usar as imagens em movimento como meio de documentar o mundo e retratar o real.

Realizou, como Prova de Aptidão Artística, o seu primeiro filme Ausência (2021), inspirado numa história verídica.

sofia marques ferreira.jpg

SOFIA MARQUES FERREIRA

Explora a fotografia e o vídeo. Nascida em Lisboa, começou no CEM, 1999, o seu estudo da dança contemporânea. Destaca o trabalho com Didier Silhol sobre improvisação de contacto. Concluiu o curso de fotografia em 2004 no Ar.Co.

Na Universidade de Westminster, em Londres, especializou-se em transmedia.

Fundadora da Peach Films e aluna de doutoramento em Artes Cénicas e
Imagem em Movimento.