top of page

A Arte da Sombra 
Procura a verdade da Luz


 

O Festival InShadow é uma iniciativa da VoArte centrada na distância e proximidade entre a dança e o cinema. É um festival que convoca a liberdade criativa e a aprendizagem contínua, onde se preconizam novos conceitos e o cruzamento de linhas artísticas. Nas treze edições realizadas foram apresentados centenas de artistas e técnicos, muitos de renome nacional e internacional, e muitos outros a serem lançados em primeiras experiências.

 

A programação exige, por parte do espectador, uma atitude aberta e atenta. Artistas desta edição: os coreógrafos Olga Roriz, Alain Platel e Víctor Hugo Pontes, os realizadores Henrique Pina, Miguel C. Tavares, Alexis Braun, Floriane De Gracia, Jéremie Bouillon, Nina Marinov, Chantal Caron, Diana Olifirova, Rannvá Káradóttir, os fotógrafos Joaquim Leal, João Pedro Rodrigues e Henrique Frazão. E os artistas Marina Palácio, Conceição Garcia, Ana Caetano,  Maddalena Ugolini, Sílvio Rosado, Joana Franco, Lara Maia, Paula Dreyer e Esteban Cárdenas.

 

O Júri Oficial é composto pela realizadora, bailarina e directora do Festival Foco en Movimiento Paula Dreyer (Argentina), encenador, investigador e professor Luca Aprea (Itália) e a realizadora e investigadora Réka Zucks (Húngria). O Júri de Documentário é composto pela jovem aluna de vídeo (Escola Artística António Arroio) Marta Moita (Portugal), a coreógrafa e bailarina Ana Caetano (Portugal) e pelo arquitecto Esteban Cárdenas (Argentina).

 

O Júri Escolas aproxima alunos de várias áreas artísticas. A sombra confronta-se, num regime de duplicidade, com a sua própria imagem de partida.

 

O Festival InShadow constrói, através da arte, uma comunidade mais inclusiva, onde os contributos e as provocações de todos se revelam estruturantes na construção de novos paradigmas e sinais de esperança.  

​O Festival InShadow continua na sombra a dar luz a todos os que nos acompanham. 

Sejam bem-vindos ao InShadow 2022!

bottom of page